Esta é uma novidade que eu estou guardando desde outubro de 2020, quando decidi me matricular em uma faculdade e que pouquíssimas pessoas estavam sabendo. Mas agora eu já posso gritar aos quatro cantos e compartilhar esta novidade com você: Vou voltar a estudar!
Eu nunca pensei que aos 37 anos iria começar uma nova faculdade. E não é uma faculdade qualquer, será em um College no Canadá, mais precisamente, em Montreal!
Isso explica o porque de esperar quase dois anos e meio, afinal, uma mudança de país + aprender um novo idioma não se faz em poucos dias. Sem contar que quando tomamos essa decisão, estávamos no auge da pandemia e as fronteiras para o Canadá estavam fechadas.
E isso também explica o porque do meu intercâmbio que eu realizei entre os anos de 2021 e 2022 em Toronto.
Foi uma ótima maneira de conhecer a neve e descobrir como eu me daria em um país com um clima tão severo (e eu amei!) e também para aprender e praticar o inglês, que será o idioma usado na faculdade.
Por quê Montreal?
Não escolhemos Montreal. Montreal nos escolheu!
Essa é basicamente a nossa definição quando alguém nos pergunta sobre a escolha, já que o principal ponto negativo de Montreal é ser uma cidade francófona, ou seja, que fala Francês.
Mas a escolha da cidade e do College se deu basicamente por dois motivos: o baixo custo de investimento do curso e a similaridade com o fuso horário do Brasil para o caso de eu continuar atendendo os meus clientes, afinal, meu trabalho é remoto, mas o meu horário de atendimento precisa estar minimamente alinhado com o horário comercial do Brasil.
Mas e o Francês, como faz?
Eu visitei Montreal por cerca de 10 dias em 2021 para uma viagem exploratória e pude comprovar que Montreal é realmente uma cidade bilíngue. Foram pouquíssimos casos onde o atendente não se comunicava em inglês, mas pediu para outra pessoas nos atender prontamente.
É claro que sabendo que a cidade é oficialmente francófona, eu tenho estudado o idioma, mas o intuito não é buscar pela proficiência do idioma e sim a fluência para eu poder me virar no dia a dia e talvez até conseguir um trabalho, quem sabe?!
E quais são os próximos passos?
Agora é organizar as coisas aqui e também organizar as coisas por lá para podermos ir tranquilamente.
A verdade é que eu não tenho exatamente um plano traçado para isso, mas penso que começar a destralhar as coisas do meu apto já é um bom começo!
E quando você vai?
Ainda não tenho uma data denifina e por segurança eu também não irei divulgar de forma antecipada, mas posso afirmar que está mais perto do que eu imagino e mais distante do que eu desejo!
Enfim, este post é para falar que eu estou aqui de volta e contar a novidade de que irei voltar a estudar!
0 comentários