Como desenformar bolo com perfeição

Juliane Torres » HOME » Como desenformar bolo com perfeição

por | 23 de outubro de 2018 | HOME, RECEITAS | 0 Comentários

Juliane Torres » HOME » Como desenformar bolo com perfeição

por | 23 de outubro de 2018 | HOME, RECEITAS | 0 Comentários

Olá meus queridos, tudo bem? Hoje eu vim aqui contar meu segredinho para desenformar bolo com perfeição.

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu A-M-O bolo. Esses mais simples, de comer acompanhado de um cafezinho são os meus preferidos.

Aliás, se você der um pulo no meu Instagram vai perceber que lá há várias fotos dos bolos que eu faço em casa.

Mas para que um bolo saia perfeito é preciso ficar atendo a algumas técnicas. E vou confessar uma coisa para você, muitos não deram certo porque eu simplesmente ignorava essas técnicas.

No começo, logo quando me casei, eu tentava fazer bolos e ficavam um desastre! Ficavam gostosos, confesso, mas em cima a casquinha ficava toda na forma. Aliás, a minha forma está toda machucada por conta das batidas que eu dava com o cabo da faca para fazer com que o bolo saísse perfeito, #SQN!

 

Minhas técnicas para desenformar bolo

Eu não sei dizer especificamente o que eu fazia de errado, pois mudei duas coisas na maneira que eu fazia o bolo e depois disso nunca mais tive problemas.

A primeira coisa (que além do bolo serve para a vida) é trocar a margarina pela manteiga. Você já deve saber que a margarina é um monte de porcaria e a manteiga é simplesmente o creme de leite batido, mas o que você não deve saber é que há vários tipos de margarina e o culinário possui o percentual de lipídeos diferente daquele que usamos no pão.

Como eu usava em casa Becel (por conta de problemas de Colesterol), eu a usava também para untar a forma. E nunca deu certo!!!!

Depois de um tempo usando Becel e nos iludindo de que aquilo era bom, resolvemos mudar os hábitos alimentares, colocando alimentos melhores e uma das trocas foi a margarina pela manteiga. Usando a manteiga para untar, nunca mais tive problemas!!!

Então, se você tem problemas para desenformar e usa margarina, já pode providenciando um tablete de manteiga para esse fim. Aliás, tudo com manteiga fica muito mais saboroso!

A outra questão era quanto aos secos. Açúcar, farinha, amido de milho… tudo isso saia direto do pote para a batedeira ou liquidificador.

Depois de alguns testes também, percebi que se eu passasse na peneira antes de colocar junto aos ingredientes úmidos (leite, ovos, óleo, etc), a massa ficava muito mais homogênea e ao desenformar ele estava muito mais uniforme!

Mas passar os ingredientes secos na peneira não é suficiente. Para obter esse resultado é preciso peneirar em um recipiente grande e, depois de bater os líquidos, jogá-lo sobre os secos nessa vasilha e misturar com um fouet.

 

Outras dicas importantes

  • Se você quer uma massa mais fofinha pode substituir de 1/4 a 1/2 da quantidade de farinha por amido de milho — o famoso Maizena.
  • Para deixar o bolo mais saboroso e aromático eu sempre coloco uma pequena dose de essência de baunilha.
  • Quebre os ovos individualmente. Dessa forma, se um deles não estiver bom você não perderá os demais ingredientes ao qual ele foi misturado.
  • Para saber se o fermento ainda está bom basta jogar uma pitada em um copo de água em temperatura ambiente. Se o mesmo começar a borbulhar é porque está ótimo para o uso. Se não reagir na água pode descartá-lo, pois não irá fazer efeito no bolo.

 

Essas foram as minhas dicas! E você? O que faz para ter um bolo lindo e saboroso??? Conte para mim aqui nos comentário!

 

Fique por dentro!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!