E depois de muitos anos de planejamento, finalmente estou morando no Canadá!
Sim, esta é a terceira vez que venho para o Canadá para fazer um intercâmbio, mas desta vez é diferente. Nas duas primeiras vezes (a primeira eu fui para Vancouver em 2019 e a segunda para Toronto em 2021/2022) eu vim para estudar inglês, pois não falava nada além do “the book is on the table”.
Desta vez, com o inglês um pouco mais avançado, iniciei um curso de faculdade de curta duração, o equivalente ao nosso tecnólogo no Brasil.
Por que decidi estudar novamente?
Embora eu já conhecesse o Canadá e alguns outros poucos países, meu marido e eu queríamos ter a oportunidade de ter a vivência no exterior e realmente morar, pois as outras vezes eu apenas passei um tempo com visto de turismo, ou seja, com muitas limitações e sem o meu marido presente, já que um dos problemas era a ausência do visto de trabalho e ele teve que ficar no Brasil enquanto eu fazia o intercâmbio.
Desta vez queríamos vir juntos, com possibilidade de ficar um bom tempo, de morar mesmo, e com vistos que nos desse a possibilidade de trabarlharmos (inclusive, já arrumei um emprego e é como gerente de marketing — melhor impossível).
Quando falamos em “plano Canadá” há diversas formas de torná-lo possível, mas vir com visto de estudante é, sem sombra de dúvidas, uma das formas mais “simples” (leia-se entre muitas aspas aqui).
O que estou estudando?
Neste post aqui eu conto em mais detalhes, mas basicamente estou cursando Comércio Exterior (International Business) na Greystone.
Na última semana completei o meu primeiro módulo e foi bem interessante.
Confesso que me sinto bem fora de forma quando o assunto são estudos, afinal, eu conclui a minha faculdade há 15 anos! Mas aos poucos estou pegando o ritmo novamente.
Por que escolhi Montreal se não faço francês?
Eu não sei se você sabe, mas Montreal fica na província de Quebec, a única província do Canadá que o idioma oficial é somente o Francês.
E acabamos escolhendo Montreal porque o Quebec, ao contrário de outras províncias, tinha uma certa flexibilidade com relação ao visto de estudante internacional de college privado. Porém, no meio do ano passado as regras foram alteradas e eu meio que peguei o “último ônibus” para entrar nas regras antigas.
Ouvi boatos de que o governo estava pensando em voltar atrás com as regras, mas nenhuma informação certa ou realmente confiável. Vamos aguardar!
Com relação ao Francês, estou aprendendo e já me inscrevi no programa do governo para estudar em período integral e receber por isso (sim, vou receber quase mil dólares por mês para estudar).
Como estamos morando no centro de Montreal não sentimos muita dificuldade no dia a dia, mas se formos para áreas mais afastadas, às vezes complica um pouco mais a comunicação, mas no final, sempre dá certo!
Além disso, o curso que estou fazendo é todo em inglês e uma coisa que me deixa mais confortável por não ter um inglês tão bom assim é que aqui o inglês é o segundo idioma de todo mundo!
As pessoas acabam sendo mais pacientes, pois para elas também há uma certa limitação no idioma. Para alguns mais, para outros, menos, mas há!
Estar morando no Canadá é a realização de um sonho tanto do meu marido quanto meu e que, com a benção de Deus, estamos conseguindo realizar junto!
Não vou dizer que foi fácil esperar esses seis anos com uma pandemia no meio e tantas mudanças do governos com relação ao visto. Mas posso afimar com toda a certeza que para quem sonha em vir para cá é muito possível. Basta se organizar e não ter pressa!
0 comentários