Desânimo e procrastinação: o inimigo da produtividade

Juliane Torres » BUSINESS » Desânimo e procrastinação: o inimigo da produtividade
Juliane Torres » BUSINESS » Desânimo e procrastinação: o inimigo da produtividade

Olá meus queridos, tudo bem? Você já percebeu que o desânimo e a procrastinação são o inimigo número 1 da produtividade?

Pois é! Neste exato momento eu escrevo a vocês porque estou passando por uma fase de total desânimo. A consequência disso? Procrastino tudo e minha produtividade vai ao chão.

No meu caso é apenas uma fase. É fim de ano e estou cansada, muito cansada.

Este ano foi um ano bem atípico. Comecei engajada em iniciar um novo projeto, mas acabei deixando ele de lado porque peguei um projeto enorme, que demorou cerca de seis meses para ficar pronto — desde as negociações até a entrega.

Foi um ano que aconteceram várias coisas, caiu um raio no meu apartamento e pegou fogo no prédio, me deixando sem gás por 2 meses. Virei professora e passei a ministrar aulas de nível técnico para o colegial. Peguei jobs grandes, lutei contra a balança todos os meses e somente agora estamos começando a nos entender. Enfim, foram tantas coisas!!!

No meio do ano decidi parar com a agência por um tempo (ou para sempre, quem sabe?). Além do meu problema na coluna, que estava super mal, ainda acho que estava com síndrome de burnout. Não fui ao médico para atestar, mas lendo relatos de quem comprovadamente teve e o que a doença causa, creio que o meu desânimo começou aí.

 

Desânimo, como trabalhar assim?

Eu nunca fui muito de procrastinar no trabalho. Nem quando era funcionária, nem trabalhando por conta. Quem me conhece sabe que sou cheia de gás, faço várias coisas por aí, sou perfeccionista, e busco, acima de tudo, ser bem produtiva.

Mas nessa última semana, parece que tenho tempo de sobra, mas ao mesmo tempo, não me sobra tempo para nada. Já teve essa sensação?

No entanto, isso deve ser apenas o reflexo do último mês, onde meu salário da escola veio dobrado porque estava indo em dias e horários extras. E também estou naquela fase de entregar os últimos jobs da agência. Não posso esquecer também que no calor o meu corpo sofre, pois minha pressão costuma cair um pouco e ela já é baixa.

E ter essa sensação de desânimo mandando em mim é uma das piores coisas que já experimentei!

Para sair dessa, eu procuro fazer o que tem que ser feito naquele dia o mais cedo possível… e aí depois idolatro um pouco o meu desânimo. Acredite: trabalhar sozinha em casa é a pior coisa nesta situação. Logo eu, que acordo no pique, e nunca paro!

Se você está passando por isso também, reflita sobre a origem de tanto desânimo! O meu é a fadiga, um pouco também porque fiquei longe do marido por uma semana, que teve que ir viajar a trabalho, e ahhh, já ia me esquecendo: estou vivendo o meu inferno astral, afinal, faltam apenas dois dias para o meu aniversário.

 

E se eu não achar a causa do desânimo?

Se você não achar a causa o melhor a fazer é procurar ajuda. Ou mesmo se esse desânimo todo durar mais do que uma ou duas semanas é super importante que você procure por um psicólogo, pois a depressão é uma doença muito séria que pode levar a trágicas consequências.

É claro que todo mundo tem o direito de ficar desanimado às vezes, mas escute o seu coração e tenha a percepção de como está sua vida nos últimos dias.

Se você percebeu que está comendo demais ou de menos, se está evitando os amigos e familiares, se não tem ânimo para se arrumar e coisas do tipo, então não perca tempo e procure ajuda imediatamente, pois esses são sinais que mostram que o desânimo foi embora há tempos e o que ficou foi algo muito mais forte e pode ser depressão, síndrome de burnout, algo relacionado a bipolaridade.

Pode ser até que seja mais de um fator. Então, não hesite! Há sempre um amigo e/ou um familiar disposto a lhe ajudar, seja indicando um profissional, te acompanhando até as sessões, ou te encorajando para buscar um especialista.

 

E se for só procrastinação?

É claro que também há o caso de não haver desânimo, mas a procrastinação está lá, reinando como nunca no meio dos seus afazeres.

Eu não acredito muito que a procrastinação não tenha uma causa.

Se você faz isso muito de vez em quando, então não se preocupe, todo mundo tem aquele momento preguicinha, ou outras prioridades que pode resultar na eventual procrastinação. Mas se você percebe que faz isso todos os dias, o tempo inteiro, então é melhor parar para refletir.

Geralmente isso ocorre com as tarefas que mais odiamos fazer. Eu mesma procrastino demais para emitir NF, porque odeio fazer isso. Mas há quem procrastine coisas de casa, como passar roupa, ou ir ao salão, ou ao médico, enfim, na maioria das vezes, a motivação vem da falta de habilidade ou pelo simples fato de não gostar mesmo do que é preciso ser feito.

Agora, se isso ocorrer com frequência no trabalho, permita-se a reflexão: “Estou procrastinando porque odeio o meu trabalho? Eu odeio o que eu faço ou eu odeio onde faço? E o que eu posso fazer para mudar essa situação?”.

Às vezes, ter uma conversa com o superior para ajustar alguns detalhes na execução do trabalho resolve bem. Às vezes é necessário mesmo trocar de emprego. E outras vezes a necessidade está em começar uma nova carreira profissional, focada no que você realmente ama.

E você não precisa ter vergonha em assumir que não ama mais o que faz. Os amores mudam com o tempo! É como Raul Seixas dizia:

“Eu prefiro ser
uma metamorfose ambulante
do que ter aquela velha opinião
formada sobre tudo”.

 

E como eu mensuro minha produtividade?

Há várias formas de mensurar sua produtividade. Eu gosto de fazer uma lista com todos os meus afazeres em aberto e vou ticando o que foi feito e o que ainda não foi.

Por muitos anos eu fazia isso na mão, diariamente, passando a limpo uma lista enooooormeeeeeeee! Mas hoje, graças a Deus, eu tenho a ajuda do Notion e Trello, que é um quadro no estilo Kanban que facilita muito a vida! Já deixei o link para a página do Trello que mostra alguns exemplos inspiradores!

Dá para fazer quadro de tudo: pessoal, profissional, busca de emprego, produção, vendas, aulas, enfim…

Mas não importa se você usa outros aplicativos, folha de papel ou mesmo um excel. O importante é você ter em mente que possui X itens para fazer e que naquele dias você fez Y itens de um total de X.

Dessa forma você consegue ver se sua produtividade está alta, baixa, se precisa mudar sua rotina, como acessar menos as redes sociais ou falar no Whatsapp.

E com isso você pode estabelecer metas, do tipo: vou fazer todos os dias no mínimo 10 itens da lista.

Quanto temos um controle visual das tarefas que precisamos fazer fica mais fácil vender a procrastinação e ser mais produtivo!

 

E como eu fico?

Bom, escrever aqui sobre isso me deu até um gás! Às vezes é bom desacelerar um pouco, apreciar um café com mais calma, regar as plantas sem correria, enfim…

Viver não é somente acordar e ir trabalhar! Viver é poder valorizar cada sentimento que temos, saber que podemos sim nos cansar, mas acreditar que no dia seguinte estaremos bem!

Posso afirmar que hoje já estou beeem mais animada se comparado à segunda-feira (e olha que eu amo as segundas), mas ainda não estou 100%.

O que me conforta é esse auto-conhecimento que me faz lembrar que eu preciso e posso parar um pouco, pois sei até onde vai o meu limite, bem como saber que se passar muito tempo, o telefone do psicólogo já está na mão!

 

E você? O que tem te desanimado, o que você tem feito para mudar isso e como isso mexe com a sua produtividade? Deixe um comentário aqui!

Fique por dentro!

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