Como eu tirei o visto canadense sem traduzir documentos

Juliane Torres » LIFE » Como eu tirei o visto canadense sem traduzir documentos

por | 7 de abril de 2023 | CANADÁ, LIFE | 0 Comentários

Juliane Torres » LIFE » Como eu tirei o visto canadense sem traduzir documentos

por | 7 de abril de 2023 | CANADÁ, LIFE | 0 Comentários

Quando começamos com o Plano Canadá, sem sombras de dúvida o momento do visto é o mais estressante. Isso porque é comum a negativa com as mais diversas desculpas por parte do governo do outro país e sem o visto em mãos não podemos dar nenhum passo sequer.

Inclusive, comprar as passagens antes de ter o visto emitido pode ser motivo de negativa. A recomendação do governo sobre isso é clara: compre as passagens somente após a emissão do visto canadense.

E como fiz todo o processo sozinha, sem a ajuda de nenhuma empresa de consultoria, quero deixar aqui o relato da minha experiência para a obtenção de visto de estudante para mim (como aplicante principal) e de trabalho aberto para o meu marido.

Mas antes, vale dizer que esta foi a MINHA EXPERIÊNCIA! E que as decisões que eu tomei foram baseadas em muita pesquisa, principalmente no site do governo Canadense. Portanto, faça você também o seu dever de casa, de confirmar qualquer informação que você pegar na internet diretamente na fonte (site do governo do Canadá) e certifique-se de assumir as responsabilidades de suas próprias decisões, caso algo dê errado!

 

Antes de qualquer coisa, busque sua LOA

A LOA ou Letter of Acceptance é uma carta de aceitação da instituição em que você irá estudar. É o primeiro documento que você precisa ter para conseguir dar entrada no visto canadense.

Neste documento constará a data em que você terá as aulas, se estará atrelado a algum trabalho CO-OP, e o valor total do curso.

Toda instituição é obrigada a fornecer este documento, incluindo as instituições de idioma, que fornecem um tipo de LOA mais simplificado, mas que também é necessário para a obtenção do visto de visitante.

 

Se você vai para o Quebec, precisará de um CAQ

Este é um documento exclusivamente para quem irá estudar de uma instituição québécois. O CAQ ou Certificat d’acceptation du Québec é um documento emitido pelo Governo da província do Quebec e é preciso pagar 120 CAD.

A obtenção deste documento é bem simples e eu segui o passo a passo de um vídeo do canal Oi Montreal e recomendo que você faça o mesmo.

Vou deixar aqui a parte 1 e a parte 2 porque você basicamente irá criar um perfil no site do governo do Quebec, pagar e depois eles irão liberar um documento para você imprimir e assinar. Depois, você poderá fazer o upload dos documentos no site do Arrima (Quebec).

Eu fiz exatamente como no vídeo e incluí este documento que eles emitem na primeira etapa, a LOA e o meu passaporte. Ainda no meu cadastro, eu incluí o meu marido como um “dependente” e não precisei fazer um exclusivo para ele.

No meu caso, eu fiz a aplicação no dia 14 de novembro de 2022 e recebi a carta de aceite no dia 27 de novembro de 2022.

 

LOA e CAQ em mãos, é hora de dar entrada no visto canadense

Ter esses dois documentos em mãos na hora de providenciar o visto é extremamente importante, pois quando você dá início ao pedido de visto, você tem até 60 dias para concluir. Caso não consiga, vai precisar abrir todo o processo novamente, porém, o pagamento só é realizado quando você conclui o upload de todos os documentos. Então, caso o seu tempo esteja bem apertado, vale a pena iniciar sem o CAQ em mãos, mas se você estiver com tempo considerável, pode fazer um item de cada vez, como eu fiz.

Quando comecei o processo, o site do governo canadense estava me dando a previsão de 9 semanas para a entrega do visto com a escolha do VAC de São Paulo. No meu caso, o processo todo levou 8 semanas e talvez teria sido ainda menor se os exames médicos do meu marido não tivessem dado problema. Ainda assim, ficou pronto antes do previsto, porém, há vários casos de pessoas que ficaram muitos meses além do previsto, principalmente quem solicitou no auge da pandemia. Então, para o meu caso, a previsão deles foi bem assertiva.

Solicitar o visto por conta própria não é difícil. É bem simples, para falar a verdade e o canal Canadá Mais Que Um Sonho tem um passo a passo bem explicadinho, que você pode conferir aqui.

Se você estiver indo para o Quebec também, terá apenas uma questão a mais para responder, que é sobre se o seu dependente também precisará de um CAQ. Eu não encontrei em nenhum lugar uma resposta para essa pergunta e preferi responder que não, já que o CAQ que eu solicitei estava em meu nome citando ele como adicional.

Um outro documento que também gerou muita dúvida e que em minhas pesquisas pela internet eu vi mais questionamentos do que respostas foi sobre o documento IMM 5409 – Statutory Declaration Of Common-Law Union para quem possui o status de União Estável no Brasil.

Quando eu solicitei o visto canadense de visitante em 2019 eu apenas fiz o upload da minha certidão de união estável pública que o cartório emitiu, mas dessa vez eles estavam pedindo para preencher este documento e o que estava gerando muito dúvida eram os campos Name of the person who administered the declaration e o campo Choose person’s title from one of the following.

No meu caso, ficou assim: Escolhemos a opção Notary Public e fomos ao cartório. Lá, a tabeliã colocou o nome dela no campo Name of the person who admistered the declaration à mão mesmo e assinou no campo Signature of the person who administered the declaration com o reconhecimento de firma na assinatura do meu marido, na minha e na da tabeliã. 

Pagamos R$ 57 para autenticar o documento e reconhecer firma e não tivemos problema com o cartório que escolhemos. Mas vi em alguns fóruns que nem todos os cartórios aceitam fazer por conta do documento estar em inglês. Então a minha recomendação é que você ligue para o cartório antes e explique o que precisa para não perder tempo indo em um que se recuse a fazer.

Na volta, escaneei o documento e inclui no PDF a minha certidão de união estável, em português mesmo.

 

Não traduzi nenhum documento para o visto canadense

Todo e qualquer documento que fosse ser traduzido, precisaria ser com tradução juramenta e sabemos que custa uma nota esse tipo de tradução.

Embora todos os vídeos e blogs que encontrei dissessem que na experiência deles, eles fizeram a tradução, eu fiquei um pouco confusa com relação a quais documentos eu precisaria efetivamente fazer essas traduções.

Basicamente, os únicos documentos que você precisa anexar extra é a sua comprovação financeira. E para mim, não faz muito sentido ficar traduzindo números. Então, pesquisei muito no site do governo canadense sobre algo que falasse de tradução juramenta e a única coisa que eu encontrei estava relacionado a solicitação da residência permanente, o que não era o meu caso.

Inclusive, na minha solicitação do visto canadense de visitante em 2019 eu também não havia traduzido nada, então, preferimos arriscar a enviar sem a tradução juramenta, pois para nós — meu marido e eu, caso eles precisassem de um documento extra, eles fariam a solicitação desse documento ao invés de enviar a negativa. E também porque selecionamos o VAC de São Paulo como opção para emitir o visto.

No entanto, para ajudar o agente, fizemos uma carta de introdução explicando que tínhamos X reais aplicando em Y bancos, que daria em torno de X CADs na cotação daquela semana e que a Página 1 estava relacionado ao documento Y, a página 2 ao documento Z e assim por diante. Isso tudo em inglês que eu mesma escrevi! Ao final da carta, acrescentei que estaria disponível para enviar outras informações, caso fosse necessário.

Vale lembrar também que eu trabalho como MEI há nove anos. Eu vejo muita gente com medo de ter o visto negado por não ser CLT e no meu caso eu apenas anexei a consulta do meu CNPJ que eu tirei no site da receita federal e coloquei o extrato de quatro meses da minha conta bancária PJ. Tanto em 2019 como visitor quanto agora, deu certo e recebi a aprovação

Abrimos o processo no final de novembro de 2022, logo após o recebimento do CAQ e realizamos o envio no dia 26 de dezembro de 2022. Apesar de o processo ser bem simples, ficar preenchendo os diversos formulários demanda muito tempo e atenção. E como dezembro é um mês mais corrido, acabei demorando muito para ajeitar tudo, porém, é possível realizar o processo todo em uma semana ou menos. Só depende de você!

Eu preferi fazer tudo com calma e revisar a documentação diversas vezes para ver se eu não tinha esquecido de nada. Porém, ainda assim eu esqueci de incluir o meu imposto de renda, mas ao que tudo indica, não fez diferença nenhuma no meu caso.

O total para o visto de estudo para mim + visto de trabalho para o meu marido + biometria para o meu marido ficou em 490 CAD. Como eu já tinha colhido a biometria em 2019, não foi necessário colher novamente. A biometria é válida por dez anos.

 

Exames médicos

Depois de cerca de duas semanas recebemos a carta com a solicitação do exame médico. A do meu marido chegou em um dia e a minha em outro dia. Porém, como o meu marido iria voltar a trabalhar na semana seguinte, aproveite que ele estava de férias e já agendei para o dia seguinte. E foi uma ótima decisão, pois o exame de urina dele apresentou um resultado alterado e a médica pediu para que ele passasse com um endocrinologista e que esse médico emitisse um laudo em inglês explicando a doença que ele tinha e quais seriam os tratamentos.

Na semana seguinte eu voltei na mesma médica. Os meus exames deu tudo certinho, então alguns dias depois ela enviou a ficha pelo e-medical.

A consulta foi R$ 700 por pessoa e fizemos o exame de urina na própria clínica. Lá, eles nos orientam a ir no laboratório para fazer o exame de raio-x e de sangue. O raio-x era obrigatório fazer no Fleury da unidade República do Líbano. Já o exame de sangue poderia ser feito em algumas outras opções de laboratório. Como o nosso convênio cobria esses exames no Fleury, fizemos tudo por lá e não precisamos desembolsar nenhum real. 

Por conta do problema encontrado no exame do meu marido, a conclusão do processo dele demorou uns 25 dias (entre ir no médico do Canadá, fazer exames, receber a devolutiva do médico, procurar um especialista, fazer novos exames, retornar com o médico, emissão do laudo, envio do laudo para o médico do Canadá e ele enviar a ficha para o governo). Quando você recebe a carta, lá fala que você tem 30 dias para completar o processo todo, então, minha sugestão é você agendar o quanto antes, pois se algo der errado, como foi o caso do meu marido, você ainda terá tempo de correr atrás do que for necessário.

Em ambos os casos, dois dias depois que o médico enviou a ficha pelo e-medical, constou lá no nosso perfil a aprovação médica. Porém, esse foi o único comunicado que constou no perfil, mas que não recebemos o e-mail. Eu só vi porque acessei o site do perfil algumas vezes, sabe como é a ansiedade, né?

 

Solicitação dos passaportes

No dia 15 de fevereiro de 2023 recebi um e-mail do governo com uma carta de solicitação dos passaportes. Como eu moro no ABC e a VFS Global não fica tão longe de casa, decidimimos levar pessoalmente.

Esta parte é um momento que muita gente não sabe que irá gastar mais dinheiro, ou não, — tudo vai depender de como você irá enviar e receber o passaporte e se haverá taxa de processamento.

No meu caso, como a minha biometria não estava atrelada a esse processo, então precisei pagar R$ 67 de taxa de processamento e o meu marido não precisou pagar nada. 

Famílias que estão indo com crianças também precisa pagar taxa de processamento por cada criança que não colheu a biometria.

Se fôssemos enviar o passaporte via Correios, precisaria ser feito um pagamento em dinheiro e na boca do caixa somente no banco Santander (eu cheguei a ver um vídeo no Youtube de um casal dizendo que fizeram o pagamento via PIX, mas essa informação não consta no site do IRCC ou da VFS Global). Esse pagamento seria referente a alguma taxa de transmissão ou para o recebimento dos passaportes e você precisa anexar o comprovante junto ao passaporte.

Também é preciso imprimir e assinar um Formulário de Consentimento com 4 páginas que está disponível no site da VFS Global e que não é algo que fica muito claro. Para mim, essa parte do processo é a mais chata, porque as informações não são muito claras em nenhum lugar. Aqui, só precisamos assinar a página 2. Mas de qualquer forma, eu imprimi o documento todo.

Preferimos receber o passaporte pessoalmente, porque pelos correios a devolução sairia quase R$ 100 cada passaporte, então preferimos ir buscar mesmo. Você pode conferir as taxas de devolução do seu passaporte aqui. O valor é sempre por passaporte, então, uma família de 4 pessoas que mora na Zona H, precisaria desembolsar mais de mil reais para o recebimento pelos correios. Dependendo de onde você mora e a quantidade de passaportes que irá receber ou mesmo pela comodidade, vale a pena.

Para mim, que moro a uns 30 KM de distância e cuja a ansiedade em ter o visto em mãos era enorme, — preferi ir retirar mesmo!

Como levamos o passaporte pessoalmente, pudemos efetuar o pagamento da taxa de transmissão lá mesmo na VFS Global.  E pode ser feito por cartão de crédito e débito Visa ou Mastercard.

Apesar dessa parte ser a mais chata e complicada de entender, se você precisar tirar qualquer dúvida ou de um suporte, poderá entrar em contato com a VFS Global via chat, telefone ou e-mail. Eu usei o chat e foi muito eficiente.

Ahhhh, antes de iniciar o processo do visto, verifique se o seu passaporte possui páginas em branco e se ele estará válido até a conclusão do seu curso, caso contrário, você será aprovado para receber o visto canadense, mas no processo final poderá ter o visto negado. Então, fique atento a isso! 

Agora, com o visto canadense em mãos, é só esperar chegar o grande dia para embarcarmos!

 

Linha do tempo para receber o visto canadense

10/11/2022 – Recebi a LOA
14/11/2022 – Solicitamos o CAQ
27/11/2022 – Recebemos o CAQ
28/11/2022 – Iniciei o processo de solicitação de visto
26/12/2022 – Finalizamos o processo e realizamos o pagamento
28/12/2022 – Meu marido colheu a biometria
12/01/2023 – Meu marido recebeu a solicitação para fazer o exame médico
13/01/2023 – Eu recebi a solicitação para fazer o exame médico
21/01/2023 – A clínica enviou minha ficha médica via e-medical
07/02/2023 – A clínica enviou a ficha médica do meu marido via e-medical
15/02/2023 – Recebemos a carta com a solicitação do passaporte
22/02/2023 – Recebemos o comunicado de que o passaporte esta disponível para ser retirado!

Visto Canadense em mãos!

 

Fique por dentro!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!