Olá meus queridos, tudo bem? Hoje eu vim aqui para passar uma super indicação de leitura: Canvas Business Model Generation!
Há alguns anos atrás, em um evento no Google, um dos palestrantes que falava sobre planejamento estratégico e modelo de negócios apresentou o livro para a plateia. O jeito que ele falou das qualidades que esse novo modelo de negócios tinha era surpreendente. Anotei o nome do livro e segui com a minha vida, mas sempre pensando que seria muito bom dar uma folheada nele.
Em um belo dia, passeando pelo shopping acabei entrando na livraria para olhar os livros de forma aleatória — como sempre faço — e encontrei o livro. Meus olhos brilharam e tomei a decisão de comprá-lo, afinal, o tema ainda era muito novo, pouco conhecido e eu poderia explorar essa nova ferramenta.
Ao começar a lê-lo, pude entender o por quê de o palestrante falar daquela forma tão cativante sobre o livro. Ele é simplesmente fantástico!
Sobre o Livro
O livro é de autoria de dois autores principais que buscaram em quase 50 países diferentes as problemáticas e as saídas para executar um bom plano de negócios. Com isso, o livro teve a colaboração de 470 pessoas de todos esses países para a concepção do modelo de negócios.
Ao invés de escrever longas laudas sobre o seu negócio e se perder em meio a tantas folhas e palavras, este modelo busca ter uma visão 360º da sua empresa (mas pode fazer até para planos pessoais de tão versátil que é), é de fácil entendimento e pode ser colocado em um quadro para que não somente os donos do negócio ou o alto escalão tenha acesso, mas também para que os colaboradores de base possam vir a trazer suas ideias.
A sua leitura é de fácil entendimento e é um livro bem dinâmico, com muitas imagens, fotos e gráficos. Além disso, traz diversos cases de sucesso no decorrer da leitura.
Segundo os autores, este é “Um manual para visionários, inovadores e revolucionários”.
Você está segurando um livro para visionários, inovadores e revolucionários que se esforçam para desafiar os modelos de negócios ultrapassados e projetar os empreendimentos de amanhã. Este é um livro para… Inovação em Modelos de Negócios.
Esta citação está na capa do livro e é um verdadeiro chamariz para ler todo o seu rico conteúdo.
Ficou curioso para ver como é o livro? Você pode dar uma espiadinha aqui no Google Books.
Mas afinal, o que é o Canvas?
O Canvas usa as técnicas do design thinking para desenvolver o modelo de negócios, que segundo consta no livro tem a seguinte definição:
Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.
O canvas é divido em quatro áreas principais de um negócio: Clientes, Ofertas, Infraestrutura e Viabilidade Financeira, onde se subdividem em nove componentes:
- Segmentos de Clientes: Uma organização serve a um ou diversos segmentos de clientes.
- Proposta de Valor: Busca resolver os problemas do cliente e satisfazer suas necessidades, com proposta de valor.
- Canais: As propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas.
- Relacionamento com Clientes: O relacionamento com clientes é estabelecido e mantido com cada segmento de clientes.
- Fontes de Receitas: as fontes de receitas resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes.
- Recursos Principais: Os recursos principais são os elementos ativos para oferecer e entregar os elementos previamente descritos…
- Atividades-Chave: …ao executar uma série de atividades-chave.
- Parcerias Principais: Algumas atividades são terceirizadas e alguns recursos são adquiridos fora da empresa.
- Estrutura de Custo: Os elementos do Modelo de Negócios resultam na estrutura de custo.
Veja um exemplo de como usar o Canvas:
Com esses nove componentes estabelecidos, vamos descrever no quadro a seguir:
Agora que você entendeu como funciona o Canvas é só começar o seu! Você vai ver como ficará mais fácil encontrar soluções para os diversos problemas que (quase) toda empresa possui. Com essa visão completa do seu negócio você conseguirá estabelecer melhores estratégias para captação e retenção de clientes e também de parcerias.
E lembre-se: este é um documento vivo. Isso significa que ele pode (e deve) ser mexido constantemente. Seja incluindo itens, seja excluindo itens.
Onde comprar o livro
Você pode adquirir o seu pelo site da Amazon.
Embora você consiga desenvolver o seu modelo de negócios sem ler o livro, apenas com base no que descrevi aqui e em outros artigos disponíveis na internet, vale muito a pena adquirir o livro para ter um conhecimento mais amplo e uma visão mais profunda sobre o tema.
É um investimento que vale muito a pena. Tenho certeza que você não irá se arrepender.
Se você já leu o livro, deixe aqui um comentário sobre o que você achou e o que mudou em seus negócios!
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