Análise SWOT, você sabe usar?

Juliane Torres » BUSINESS » Análise SWOT, você sabe usar?

por | 5 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Juliane Torres » BUSINESS » Análise SWOT, você sabe usar?

por | 5 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Olá meus queridos, tudo bem? Hoje é sexta-feira e é dia de falar sobre negócios! Vou iniciar a categoria com uma ferramenta muito simples de ser usada, porém, valiosa: a análise SWOT!

Conheci esta ferramenta quando atuava na indústria. Lá era uma ferramenta aplicada à área da qualidade. Anos mais tarde, soube que muitos coaches utilizavam também em suas mentorias. Ou seja, a análise SWOT é versátil e pode ser aplicada em diversos setores pessoais e profissionais.

Não importa sua área de atuação ou o tamanho que sua empresa tem. Fazer (e manter) uma análise SWOT pode auxiliar, em muito, nas tomadas de decisões e melhorias que a empresa busca constantemente.

Mas afinal, o que é Análise SWOT?

Em inglês, a palavra SWOT significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Já no Brasil é muito comum chamar esta ferramenta de FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).

A ferramenta da Análise SWOT é super simples de ser trabalhado e tem eficácia é comprovada, pois ali você consegue ter uma visão geral de problemas e soluções internos e externos.

Como funciona a SWOT

A análise SWOT é dividida em quatro partes: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

As forças e as oportunidades são aspetos internos, ou seja, os aspectos que você ou a sua empresa já possuem ou são capazes de ter e fazer. Já as fraquezas e as ameaças são aspetos externos, ou seja, você ou sua empresa não podem controlar.

Ao preencher os quadros de forma sincera e objetiva, é possível ter uma visão ampla do que você ou sua empresa possuem, tanto as positivas quanto as que precisam de melhorias.

O ideal é fazer a análise e deixá-la sempre à vista, pois dessa forma é possível alterar conforme o cenário muda. A Análise SWOT é considerada um documento vivo! Mude sempre que precisar ou achar necessário!

 

Por que é preciso ser sincero?

Para a ferramenta funcionar é preciso colocar situações reais ali!

Para muitos a dificuldade em assumir certas coisas que não andam bem é muito difícil, eu sei. Mas é preciso enfrentar os problemas e obstáculos exatamente para conseguir resultados incríveis e o sucesso tão almejado.

Somente listando coisas realmente verdadeiras será possível saber que aquela área em específico precisa de uma atenção especial. Não dá para enganar os outros e, principalmente, a si mesmo tentando esconder situações.

E esta questão é voltada principalmente para os donos de empresas que não suportam quando um funcionário lista ali algo do qual ele não concorda, não quer assumir ou simplesmente, não quer expor. Nessas situações, a melhor opção é deixar a ferramenta em stand-by até que o responsável ou usuário tenha maturidade suficiente para aplicá-la. Caso contrário, será apenas mais uma ferramenta burocrática dentro da empresa e não surtirá efeito algum.

Esse problema é comum também quando aplicado na vida pessoal. Por isso, se você não estiver disposto a enfrentar os fatos reais que a análise pede, eu indico o mesmo para os casos corporativos: deixe-a em stand-by até adquirir coragem e maturidade para enfrentar os problemas de frente.

 

Resultados dependem de ações

Que o resultado é comprovado, não há dúvida! Mas para que qualquer resultado seja obtido é necessário ter por trás disso ações que resultem neles.

De nada adianta listar, por exemplo, as ameaças e as oportunidades se não houver uma ação para cada medida. Mais uma vez, será apenas mais um documento que irá desperdiçar o tempo e diminuir a produtividade.

Ações de forças e oportunidades também são necessárias. No exemplo acima, uma das forças é a grande procura pelo assunto. A ação ali deve ser oferecer conteúdo sobre o assunto periodicamente, pois somente listar que a procura é alta não trará resultado algum!

Por isso, procure começar e concluir a análise. Liste tudo o que conseguir lembrar para cada quadro e, depois, faça anotações para a tomada de ações para cada quadro e um cronograma para isso ocorrer.

O cronograma pode ser baseado em curto, médio e longo prazo. Não existe uma regra para isso e somente os envolvidos poderão definir os prazos, mas é importante lembrar que deixar algo para ser trabalhado a longo prazo pode comprometer os resultados, pois neste período o seu concorrente pode ter a mesma ideia que você e colocá-la em prática mais rapidamente.

Espero que tenha gostado! Faça sua análise e compartilhe comigo com a #JulianeTorres nas redes sociais ou pelo e-mail [email protected].

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