Dicas de Etiqueta para usar o Whatsapp Comercial

Juliane Torres » BUSINESS » Dicas de Etiqueta para usar o Whatsapp Comercial

por | 26 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Juliane Torres » BUSINESS » Dicas de Etiqueta para usar o Whatsapp Comercial

por | 26 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Olá meus queridos, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre um assunto muito delicado: dicas de etiqueta para usar o Whatsapp comercial corretamente.

Se o Whatsapp é sua ferramenta de trabalho, você com certeza já deve ter tido vontade alguma vez na vida de voltar atrás para nunca ter tido instalado o Whatsapp em seu celular.

E isso acontece porque muitas pessoas não sabem usá-lo como deveria. Há quem envie mensagens madrugada afora, quem encha o seu celular com vídeos sem noção ou quem envie um áudio de 10 minutos. E por aí vai.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de como agir em situações como esta. E o que não fazer se você, no caso, estiver no papel do cliente.

 

Defina horários de atendimento

Ninguém trabalha 24 horas por dia! Por isso mesmo, você deve definir um horário de atendimento e deixar bem claro para o seu cliente que nos demais horários você não está disponível.

Mesmo que você seja o dono de um negócio, você ainda tem vida pessoal, família e precisa de tempo para dormir, comer, viver…

Mas é importante que o seu cliente saiba que se ele te mandar uma mensagem às 2 horas da manhã, você só irá respondê-lo no dia seguinte. Por isso, ao fechar um contrato, estipule o seu horário de atendimento.

É claro que sempre há exceções. E é você quem irá determinar o tipo de exceção que quer atender.

Eu já tive a péssima experiência de receber mensagens e ligações de madrugada para fazer a correção de uma palavra em um livro que eu estava editorando. Obviamente que não atendi, pois meu celular entra no silencioso automaticamente a noite, retornando os barulhos pela manhã.

Se o seu celular for Android, então você poderá baixar a versão Business, onde um dos diferenciais é mostrar o seu horário de atendimento e deixar uma auto resposta para as mensagens enviadas fora do horário de atendimento.

 

Envios em massa

Outra coisa que tira qualquer um do sério é o recebimento de coisas chatas, nada interessantes e geralmente nos horários mais inoportunos por alguém que nem conhecemos direito.

Por isso, evite o envio em massa relacionada a quaisquer assuntos. Nem tudo interessa para todos!

Se você acha que há pessoas que possuem os mesmos problemas e/ou pensamentos que você, então crie um grupo para poder compartilhar essas mensagens, mas não faça o envio em massa para todos os seus contatos.

 

Coisas que não tem nada a ver com o grupo

Aposto que você participa de um grupo de negócios, por exemplo, mas recebe coisas sobre política, religião e piadinhas em geral, que nada tem a ver com  propósito do grupo. Então, não seja essa pessoa aí!

Se você é o moderador/administrador do grupo pode criar regras para que as mensagens sejam direcionadas em horários e com conteúdo específico. Há grupos que punem quem não segue as regras excluindo o usuário em questão.

A falta de foco pode comprometer a qualidade do que se posta nesses grupos. Às vezes o propósito é bem interessante, mas a direção em que as mensagens tomam mudam esse propósito, deixando o grupo simplesmente chato, sem foco e sem bons conteúdos.

 

Não compartilhe tudo o que recebe

Outro dia, recebi em um grupo (onde inclusive a postagem desse tipo de conteúdo era proibido), um texto relatando o caso de um carro que havia sido roubado com uma criança dentro.

Respondi com ironia que a criança já estava sequestrada há cerca de 5 anos, pois era uma fakenews que circula por aí há muito tempo. Coloquei inclusive o link da matéria que falava sobre o caso e muitos integrantes do grupo, cansado dessas correntes, também manifestaram o quão chato é receber esse tipo de mensagem.

Então, a dica aqui é: se você não viu com seus próprios olhos ou e não ouviu com seus próprios ouvidos, não encaminhe mensagens a ninguém!

Recebeu um meme ou uma piada muito boa e quer compartilhar? Compartilhe então somente com seus contatos mais chegados, com quem você realmente tem um relacionamento e sabe que aquelas pessoas gostam de receber tais conteúdos.

Você não precisa enviar piadinha para o fornecedor, o cliente, o funcionário e aquela pessoa que te mandou mensagem há uns 10 meses porque ficou interessado no seu carro. Selecione as pessoas que você tem o aval para enviar e compartilhe somente com elas.

 

Há vida além do Whatsapp

Sim, há vida sem esse aplicativo que tem facilitado nossa vida! Então, não seja refém do seu aparelho celular e curta mais a vida em família, com seus amigos ou mesmo sozinho.

Saiba que você não é obrigado a responder no mesmo segundo em que recebe a mensagem e que ficar distante um pouquinho do aparelho traz muitas vantagens!

Se você tem um grupo de amigos onde se falam todos os dias, procure encontrar-se pessoalmente sempre que puder. O Whatsapp facilita muito a comunicação, mas não é o único meio, lembre-se sempre disso!

 

 

E com você? Como é sua rotina com o Whatsapp? Você é daqueles que recebe muita coisa inapropriado ou você faz o tipo que compartilha tudo o que recebe?

Comenta aqui como é sua vida com o Whatsapp e o que você achou das minhas dicas!

Fique por dentro!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!