Produtividade durante a quarentena

Juliane Torres » BUSINESS » Produtividade durante a quarentena

por | 22 de abril de 2020 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Juliane Torres » BUSINESS » Produtividade durante a quarentena

por | 22 de abril de 2020 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Eu não sei vocês, mas aqui as coisas andam bem instáveis. Tem dias que sou super produtiva, mas tem dias que parece que nada anda. E hoje é um desses dias de produtividade zero!

 

Produtividade zero!

Não me orgulho em dizer que comecei a escrever este post na minha rede, na sacada. E depois vim para a sala, largada no sofá, com meu notebook sobre uma bandeja de café da manhã que uso para mexer no dispositivo deitada. E estou cheia de coisas para fazer, de trabalho mesmo!

Mas uma coisa que aprendi ao longo desta quarentena é a de me cobrar um pouco menos. Não se trata de ser irresponsável (nunca fui e não pretendo me tornar agora). Mas se trata de se entender, de levar a vida com um pouco mais de leveza e se encontrar.

Eu atuo 100% com a criatividade para trabalhar. E criatividade artística e preocupação são duas coisas que não costumam andar juntas. Então, minha escolha está sempre em fazer algo que me dê prazer ou que não precise usar muito a cabeça (tipo passar roupas) e aí, quando volto para o trabalho, meu foco está voltado inteirinho para ele.

E é exatamente isso o que estou fazendo! Vim aqui escrever um pouco para espairecer e também para compartilhar para quem está se sentindo assim e dizer que está tudo bem! Cada pessoa tem um ritmo de trabalho, então, nada de ficar se comparando com o coleguinha que está postando coisas no Instagram super eficientes.

Somos humanos e posso garantir que ninguém é só alegria. Todos temos dores. Algumas pessoas apenas não focam muito nisso. Em outras palavras, não existe vida perfeita, então, não se culpe ou se cobre tanto assim.

Mas se você perceber que a falta de foco está muito forte, que dura por mais de horas ou dias, então talvez seja melhor pedir ajuda com os familiares ou com profissionais da área da psicologia.

 

Tomar um café

Quem me conhece sabe que eu sou a louca do café. Mas a questão não é somente pelo gosto. É também pelo conforto que ele oferece.

E se você está em home office com outra pessoa, faça a pausa para aproveitar e conversar um pouco. Tire uns 10 ou 15 minutos por período para fazer isso.

Se você estiver sozinha vale a pena fazer uma call com algum amigo ou familiar.

 

Leia um livro

Esse é da série “há males que vem para o bem”!

Se você estiver sem foco para trabalhar, que tal ler um capítulo de um livro e depois voltar a trabalhar?

De quebra, além de você retomar o seu foco ainda terá lido um livro!

 

Ouça uma música

Eu juro que eu não sei como eu vivia antes do Spotify! E olha que eu acho que fui uma das últimas pessoas a conhecer a plataforma e a fazer a assinatura para eliminar as propagandas.

É muito prático criar uma playlist (ou ouvir as que a plataforma cria), por um fone de ouvido e trabalhar com muita leveza.

Aqui eu dei o exemplo do Spotify, mas você aí pode usar outro app, rádio, CD, site ou qualquer outra coisa que toque aquela música inspiradora.

 

Fazer outra atividade

Às vezes eu paro tudo para ir lavar uma louça ou passar a roupa.

Não são atividades que me dão prazer (não mesmo!), mas são atividades que esvaziam a minha mente. E venhamos e convenhamos que serviço doméstico é algo que sempre tem, né!

 

Não importa o que você faça para focar no trabalho e ser produtivo. O que importa é que você deve se cobrar um pouco menos. Levar esse momento com mais leveza e lembrar que isso uma hora vai passar.

Agora mesmo, concluindo este texto já me sinto muito mais revigorada e criativa para voltar ao trabalho.

Às vezes vale mais a pena perder 15 ou 20 minutos para caçar o foco e ter todo o resto do período produtivo do que simplesmente negar esse momento e passar o dia INTEIRINHO na produtividade zero.

Comente aqui o que você faz para manter a produtividade no home office!

 

Fique por dentro!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!