Reflexão: Autoestima

Juliane Torres » LIFE » Reflexão: Autoestima

por | 25 de março de 2019 | LIFE, REFLEXÃO | 1 Comentário

Juliane Torres » LIFE » Reflexão: Autoestima

por | 25 de março de 2019 | LIFE, REFLEXÃO | 1 Comentário

Olá meus queridos, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre um assunto muito sério e pouco falado: autoestima, como anda a sua?

Muita gente acha que a autoestima tem a ver em ter um corpo perfeito, mas eu acredito que não, pois conheço muitas mulheres que são lindas, mas não conseguem enxergar isso!

Na minha singela opinião, a autoestima tem a ver com estar de bem consigo mesma, amor próprio e uma mente sã!

Sim, a mente pode enxergar coisas completamente diferente do que os olhos observam, por isso, estar com a saúde mental em ordem é fundamental para manter a autoestima elevada.

Mas nem só de beleza ela vive. Muitas vezes, quando a nossa capacidade em desenvolver algum trabalho é colocada em dúvida, nossa autoestima também é afetada. É muito comum pessoas inteligentes se sentirem mal porque alguém colocou em dúvida suas habilidades.

 

Síndrome do Impostor

Você conhece a síndrome do impostor? Ela acontece quando uma pessoa que possui habilidades em desenvolver algumas atividades não consegue acreditar em seu próprio potencial e atinge majoritariamente as mulheres.

Eu mesma já me vi em meio à essa síndrome. Tinha medo de pegar alguns trabalhos porque não me achava capaz o suficiente, mesmo pessoas próximas a mim me dizendo que eu era capaz e os clientes elogiando meu trabalho e acreditando em todo o meu potencial.

E sabe por que isso acontece? Porque muitas vezes algumas pessoas falam coisas que faz com que duvidemos de nossas capacidades. E geralmente, essas pessoas possuem menos habilidades do que quem ela está julgando ou fazendo de tudo para deixar a pessoal mal.

Geralmente isso ocorre por uma insegurança de quem está provocando a situação. Por isso, no ambiente do trabalho é comum que chefes ou colegas que se sintam ameaçados com a sua capacidade tentem te colocar lá embaixo, colocando em xeque todo o seu potencial.

 

Como é dentro da sua casa?

O mundo diz que há um padrão a ser seguido. Mas muitas vezes eu fico pensando: quem determina esse padrão? Eu assinava uma famosa revista feminina cuja editora era bem gordinha, ou seja, totalmente fora dos padrões que a própria revista que editava publicava.

Mas a maioria das pessoas não sofre por ver alguém distante falando que é preciso ser assim ou assada. Eu vejo que a autoestima é fortalecida ou enfraquecida dentro da própria casa!

Se em meio a uma briga o marido dizer que você está gordinha, o mundo todo poderá dizer o contrário, mas você seguirá acreditando nas palavras ditas em um momento em que o seu grande amor estava de cabeça quente. Isso é fato.

E muitas vezes, o companheiro, para inferiorizar a mulher, diz que ela não é bonita e que não é capaz de fazer isso ou aquilo.

Vejo muitos depoimentos em um grupo de mulheres no Facebook dizendo que a esposa deixou de trabalhar para cuidar da família e fica o dia todo cuidando de 3 filhos, sendo um deles ainda bebê, cuida da casa, faz comida e quando o marido chega em casa, ao invés de ajudar a esposa com alguma tarefa de casa, ou ficar com os filhos para que a mulher possa tomar um bom banho e cuidar um pouco de si mesma, o cara simplesmente a ataca dizendo que ela não foi capaz de limpar toda a casa, ou passar toda a roupa, ou fazer a comida do dia.

Ou seja, além de não mexer um dedo para contribuir com a manutenção do lar, ainda acusa a mulher de ser incompetente, desleixada, preguiçosa e muitos outros atributos que vão colocando a autoestima cada vez mais perto do chão. Mas se essa mãe tentar deixar um único filho com o pai sozinhos por duas horas, esse pai não dá conta de fazer absolutamente nada, ou seja, é muito mais fácil julgar do que estender a mão e ajudar.

 

Cuidados com a Mente

Para não cair nessas ciladas, de acreditar no que o outro diz e ficar em dúvida sobre suas capacidades e até mesmo sobre sua beleza é preciso cuidar da mente, diariamente!

Alguns casos mais severos é indicado até algumas sessões de terapia com um profissional de psicologia, pois a baixa autoestima pode simplesmente se desenvolver e virar um caso de depressão.

Por isso, acredite em si mesma! Todos nós temos habilidades e capacidade de fazer coisas incríveis. Cultive o seu amor próprio e não acredite em tudo o que falam por aí ao seu respeito. Muitas vezes as palavras são proferidas com o único intuito de nos deixar tristes e com aquele sentimento de incapacidade.

E se você perceber que fica mal sempre que está perto de alguma pessoa específica, talvez seja melhor rever essa amizade. Mesmo que seja alguém da família!

Ou você busca uma conversa sincera com essa pessoa para cessar esses sentimentos ruins, ou apenas se afaste um pouco.

Antes de ligar para o que os outros pensam, ligue para o que você realmente é! Na maioria das vezes o que os outros pensam nada tem a ver com o que somos, então, por que se importar?

 

E se no fim das contas a sua autoestima estiver lá embaixo, mude o visual, faça uma maquiagem, compre roupas novas, faça exercícios físicos… foque em você, na construção da imagem que você quer ter e que quer passar! Foque em estar bem consigo mesma e de ser feliz.

No fim das contas, o que realmente importa é como tratamos a nós mesmas. Afinal, qualquer mudança ou desejo irá depender exclusivamente de você mesma!

E como anda sua autoestima? Comente aqui!

 

Fique por dentro!

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!