Olá meus queridos, tudo bem? Hoje eu vim trazer algumas dicas de como organizar a rotina.
Parece fácil e também parece ser uma coisa muito chata, mas a rotina, quando bem administrada traz muitos benefícios.
A rotina pode lembrar até a repetição de algumas ações, mas é muito mais do que isso! Eu diria que a rotina é a organização das nossas atividades de forma sistêmica, ou seja, de algo que fazemos de forma mais automatizada sem a necessidade de pensar muito ou de tomar as decisões de forma mais inconsciente. Ou, segundo o dicionário do Google: “hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineira”.
O que muitas pessoas não sabem é que há uma diferença muito grande entre organizar a rotina e fazer as coisas no automático, de qualquer jeito.
Quando organizamos a rotina, percebemos que há tempo e prioridades. Mas, quando fazemos as coisas por fazer, vamos apenas apagando incêndios e fazendo aquilo que PRECISA ser feito, ou porque o prazo já se esgotou, ou porque está para se esgotar.
Quer um exemplo mais prático? Então vamos lá:
Uma rotina bem organizada é quando você estipula um dia e horário para uma determinada atividade. Por exemplo, quando você determina que todas às segundas-feiras é dia de lavar as roupas, começando sempre por volta das 7h da manhã.
Já fazer as coisas por fazer ou apagar incêndios seria não ter um dia certo para fazer isso e perceber que se tem apenas uma troca de roupa limpa no armário, então é preciso sair correndo para colocar as roupas para lavar, passando por cima do tempo que havia sido reservado para outra atividade.
Como organizar a rotina?
A primeira coisa a se fazer é listar todas as atividades semanais e a sua carga horária. Exemplo:
- Trabalho – 8 horas – Todos os dias
- Academia – 1 hora – Todos os dias
- Aulas de inglês – 1 hora – Todos os dias
- Organizar a casa – 10 minutos – Todos os dias
- Cozinhar – 3 horas – 1 vez por semana
- Lavar as roupas – 3 horas – 1 vez por semana
- Limpar a casa – 5 horas – 1 vez por semana
Depois, distribua as atividades em uma agenda. Essa agenda pode ser o Google Calendar, que é ideal para quem vive na rua ou se esquece de dar aquela olhadinha básica nos compromissos da semana, pois ele pode emitir lembretes e notificações no horário e quantas vezes você desejar.
Você pode também usar uma agenda tradicional ou um planner, se você é do tipo (como eu), que prefere escrever tudo em papel!
Você já baixou meu Planner 2019? Baixe agora. É GRÁTIS!O mais importante na organização da rotina é saber estabelecer o tempo de intervalo corretamente entre uma atividade e outra. Por exemplo:
Se você sai do trabalho e pensa em ir direto para a academia que fica de frente para a sua casa e demora normalmente 30 minutos, não pode colocar em sua planilha que você termina o expediente às 18h e às 18h vai para a academia. Pois, se assim o fizer, seus compromissos ficarão sempre truncados e você ficará com aquela sensação de que não consegue cumprir nada em sua agenda.
Então, considere sempre a média de tempo que você leva entre uma atividade e outra para conseguir organizar, de fato, sua rotina!
Outro ponto importante e fundamental é organizar suas prioridades. Então, se ir à academia é sagrado, ela será prioridade entre organizar ou malhar. Neste caso, se algum dia ocorrer um imprevisto, então você sabe qual das atividades irá deixar em segundo plano e qual não será reagendado em hipótese alguma.
É muito importante que você liste os seus compromissos e defina o tempo e a prioridade, pois muitas vezes as coisas já estão tão no automático ou, então, tão emboladas, que organizar alguma coisa parece ser uma tarefa impossível!
E, se mesmo após a organização você perceber que tudo anda muito enroscado, então vale a pena parar e rever todos os compromissos, tempo e prioridades.
Viu, organizar a rotina é mais simples do que você imagina. E conhecendo melhor todas as atividades que você precisa fazer, então fica mais fácil ainda!
Você tem alguma outra técnica para organizar sua rotina? Comente aqui e compartilhe comigo!
0 comentários