Vale a pena trabalhar home office?

Juliane Torres » BUSINESS » Vale a pena trabalhar home office?

por | 25 de fevereiro de 2019 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 3 Comentários

Juliane Torres » BUSINESS » Vale a pena trabalhar home office?

por | 25 de fevereiro de 2019 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 3 Comentários

Olá meus queridos, tudo bem? Muita gente me pergunta se vale a pena trabalhar home office e hoje eu vim aqui para te contar!

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas! Imagina só: não precisa pegar o ônibus lotado ou ficar horas no trânsito, pode dormir até um pouquinho mais tarde, tem a oportunidade de almoçar em casa, não precisa se preocupar muito com a roupa que irá usar — inclusive, há até quem trabalhe de pijama e o faz seu uniforme! E todos esses motivos parecem ser tão bons e tão convidativos… como resistir?

Mas poucas pessoas pesam os prós e contras de se trabalhar dentro de casa! E muitas acabam ficando surpresas quando os mais experientes no assunto Home Office listam alguns desses contras.

Assim como tudo em nossas vidas, nada é 100% bom ou ruim! E como diz o ditado: “todo bônus tem seu ônus”, então, é preciso, antes de mais nada, verificar se você possui o perfil de um trabalhador home office ou se está disposto a ter.

 

O perfil de quem trabalha home office

O trabalhador home office precisa ser uma pessoa muito organizada. E eu não estou falando no sentido da arrumação do ambiente em si, mas sim, no sentido de conseguir separar a vida pessoal da vida profissional.

Não raro, muitos trabalhadores dizem que suas tentativas fracassaram e acabam culpando o mundo por isso, mas no fundo, não querem admitir que a falta de organização foi o grande vilão da história, afinal, acordar às 10h da manhã, passar o dia no Facebook e trabalhar efetivamente durante uma hora do dia não leva ninguém ao sucesso, não é mesmo?

O perfil de quem trabalha em casa precisa ser o de alguém que tenha disciplina para cumprir prazos e saiba lidar com o tempo ocioso. É preciso saber dividir o tempo entre vida pessoal e profissional, e que consiga vencer a preguiça inimiga (sim, o seu sofá e a sua TV irão te convidar o tempo todo para passar o dia com eles!!!!).

 

O que é preciso ter para trabalhar Home Office?

Se você pretende trabalhar full time em um home office, então você irá precisar investir em internet e um bom equipamento de trabalho (no meu caso é um computador potente, pois trabalho com arquivos beeeeem pesados, mas dependendo das suas atividades, você poderá usar tranquilamente um computador mais simples).

E lembre-se que a produtividade é a alma do negócio. Por isso ter uma boa internet não é luxo, é essencial! Desta forma você poderá fazer uma ótima divulgação do seu trabalho nas redes sociais, responder e-mails, cuidar do e-commerce, se for o caso… enfim, tudo o que o mundo virtual demanda.

Também é preciso ter um espaço adequado para o trabalho. Não dá para ficar no improviso para sempre! Uma cadeira confortável e uma mesa de tamanho adequado é o mínimo para começar.

Depois, você pode complementar seu escritório com móveis e acessórios que são de menor prioridade (mas que não são menos importantes), como armários e gaveteiros, por exemplo.

 

Como ser produtivo em Home Office

Não vou negar que há dias onde a preguiça reina e a vontade de ficar na cama é maior do que qualquer coisa. Mesmo assim, não dou mole para o diabinho que fica no meu ouvido falando “só mais 5 minutinhos”.

Meu compromisso comigo mesma é que eu comece a trabalhar no máximo às 9h. Isso porque há dias em que as atividades da organização da casa pedem mais tempo do que o habitual. Então, sei que tenho aí 1h de flexibilidade entre concluir as tarefas de casa e começar a trabalhar, ou seja, entre as 8h e as 9h começo meu expediente profissional.

É claro que esse horário eu estipulei com base na minha rotina e demandas que tenho de trabalho, e também das tarefas do lar no dia-a-dia.

Aqui no meu apartamento eu tenho uma área específica para o trabalho. Não tem TV, não tem distração! Mas quando eu preciso, coloco uma musiquinha para aguçar a criatividade!

A produtividade é muito importante! É claro que ninguém gosta do chefe pegando no pé para fazer mil coisas rapidamente. Mas tempo é dinheiro e trabalhar em home office é saber que você é o seu próprio chefe e o dinheiro vai entrar de acordo com o que você produzir, então, não se iluda achando que, por trabalhar dentro de casa, você poderá trabalhar cada dia em um horário diferente, cada dia com uma carga horária diferente, e assim por diante.

Uma rotina bem organizada e produtividade andam juntas, de mãos dadas.

Você pode baixar o Planner 2019 e o Planner Meu Dia para organizar melhor sua rotina.

Minhas principais dicas para ser produtivo e entregar todas as demandas são:

  • Estipule um canto em sua casa para ser o seu escritório;
  • Mantenha o espaço físico e a agenda bem organizadas;
  • Defina um horário para trabalhar todos os dias. E OK se algum dia ou outro você precisar mudar isso, afinal, trabalhar em casa tem a finalidade de trazer mais flexibilidade para sua vida, mas ser flexível e ser perdido ou desorganizado são coisas bem diferentes;
  • Retire todas as distrações do ambiente e estipule horários para visualizar suas redes sociais;
  • Procure manter seus e-mails em ordem. Nada de deixar para o dia seguinte os e-mails não lidos, a menos que você esteja em seu horário de folga;
  • Trabalhar muitas horas é diferente de ser produtivo! Então, respeite os seus horários e dias de descanso. A menos que você seja médico ou que vidas dependam de você, respeite o horário que você definiu para cuidar de você e descansar. Sua família e autoestima agradecem!;
  • Vista-se adequadamente. Não faça do pijama um uniforme. Mas se trabalhar de pijama for uma exceção, não tem nada demais! O que não pode é virar rotina;
  • Use ferramentas para gerenciar seus projetos. Eu uso e indico o Trello para isso.

 

Benefícios de trabalhar Home Office

É claro que há muitos benefícios em trabalhar em casa. Eu mesma não me vejo mais trabalhando fora todos os dias (para quem não sabe, eu leciono em uma escola técnica, mas vou apenas meio período, uma vez por semana).

E eu acredito que o maior benefício de todos é a qualidade de vida que podemos ter ao trabalhar em casa!

Isso porque é possível ter muito mais tempo, se comparado com quem fica no trânsito ou pega o transporte público todos os dias.

Além disso, também é possível se organizar melhor com as refeições, já que não há problemas com transportes e aquecimentos. Para maior praticidade, eu já faço uma boa quantidade de arroz e feijão e os mantenho congelados, separados em porções para uma pessoa. Assim, é só tirar do freezer e esquentar no microondas.

Outro benefício é poder ficar mais próximo à família. Para as mães de crianças pequenas, trabalhar em casa pode ser uma ótima alternativa de ter renda e, ao mesmo tempo, conseguir cuidar da casa e da família, mas neste caso é preciso ter cuidado com a rotina, para não se perder, ser improdutiva ou viver na desorganização.

 

Vai com tudo!

Se depois você de ler este artigo você perceber que trabalhar home office é algo que tem tudo a ver com você, com o seu perfil e que irá te trazer benefícios, então, vai com tudo!

Se você se encontra desempregado neste momento, não há nada a perder e há diversas profissões ou atividades possíveis para este tipo de trabalho. Então, pesquise o que você gosta de fazer e se joga! Mas lembre-se:

Os frutos só são colhidos se você semear, cuidar diariamente e esperar pelo seu crescimento.

Então, se você precisa ganhar dinheiro para ontem, talvez empreender não seja a melhor saída. Há sempre um processo e tempo de maturação para visualizar os resultados!

E se você possui um emprego atualmente, o meu conselho é começar o seu próprio negócio nos horários livres e quando perceber que os seus rendimentos possibilitam sair do emprego principal, então você poderá se dedicar apenas ao seu próprio negócio, no conforto do seu escritório em casa!

Só há uma maneira de saber se vai dar certo. E essa maneira é tentando!

 

E você? Já trabalha home office ou ainda é um sonho? Conte para mim aqui nos comentários!

 

Fique por dentro!

3 Comentários

  1. Daniele Fernandes Soares

    Amo o Trello, organizo tudo por lá!

    Responder
    • Juliane Torres

      É muito bom esse app, não é mesmo? Eu não vivo mais sem!

      Responder
  2. Jéssica Torres

    O Trello é excelente!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Mais? Assista Meus Vídeos Mais Recentes

INSCREVA-SE!

Participe da lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações do blog.

Você se inscreveu com sucesso!