Por que ter um site profissional faz toda a diferença?

Juliane Torres » BUSINESS » Por que ter um site profissional faz toda a diferença?

por | 12 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Juliane Torres » BUSINESS » Por que ter um site profissional faz toda a diferença?

por | 12 de outubro de 2018 | BUSINESS, EMPREENDEDORISMO | 0 Comentários

Olá meus queridos, tudo bem? Hoje vim aqui para explicar porque um site profissional faz toda a diferença!

Se compararmos a internet com outros tipos de tecnologia, como a energia elétrica, por exemplo, vamos perceber que ela é ainda é um bebê que está começando a dar seus primeiros passos. E há muitas coisas a serem descobertas, ainda.

Mas uma das coisas que já sabemos é que ter um site profissional faz toda a diferença!

Aliás, a primeira questão é efetivamente ter um site com domínio próprio. Esqueça as tentações gratuitas como seusite.wordpress.com ou seusite.wix.com. Isso tira toda a moral que sua empresa tem na internet e muitas vezes causa dúvidas no internauta se aquele site é realmente oficial da empresa ou se é uma cópia falsificada.

Ter um domínio próprio vai trazer muitos benefícios para sua empresa. Além dessa questão de credibilidade que citei, ainda tem a questão do SEO (Search Engine Optimization), que é aquele trabalho de otimização das buscas orgânicas. Além disso, ter um domínio próprio ainda possibilita o uso de e-mails personalizados com o seu domínio.

Muitas empresas, principalmente as menores, questionam sobre a necessidade de ter um site quando ele já tem uma página no Facebook. Esse pensamento é algo totalmente equivocado, pois a estratégia do uso das redes sociais complementa o uso dos sites, até porque o Facebook ou qualquer outra rede social pode fechar suas portas a qualquer hora, como ocorreu com o Orkut há anos atrás e também porque possuem limitações e restrições para o seu uso.

E o design? Importa?

Ter um bom design é essencial para que o site tenha sucesso. Quanto mais profissional for a imagem que você passar ao seu cliente ou potencial cliente, maior será a percepção de que sua empresa presta um bom serviço, resultando em maior credibilidade.

Um design ruim além de afugentar seus visitantes, ainda criará dificuldades na navegação. E como consequência, o Google — que é o maior site de busca do mundo — te pune colocando outros sites melhores à sua frente na busca orgânica, te deixando para a segunda, terceira, quarta ou, até mesmo, a última página.

É essencial que o seu design funcione bem para desktops e mobiles (smatphones e tablets). Por isso, ao adquirir um site tenha certeza que a navegação pelo celular é otimizada. Isso também influencia na questão da busca no Google.

Outra coisa muito importante, que o Google também está de olho, é na arquitetura e planejamento do site. Não adianta nada ter muitas páginas se elas não estão organizadas de forma lógica. Procure, antes de fazer o site, definir bem cada área e como serão distribuídas as páginas e o menu.

Ter uma boa navegabilidade é essencial para que os visitantes retornem ou encontrem o que estão procurando. É muito chato navegar por sites que você não sabe nem como faz para voltar para a página principal. Quem passa por esta experiência, geralmente tende a sair do site e procurar por um concorrente que venda o mesmo produto ou o mesmo serviço.

Preciso ter um blog no meu site institucional?

Não, ter um blog acoplado em seu site não é necessariamente obrigatório, mas se você tiver condições de ter e manter, vale muito a pena, pois as atualizações constantes de conteúdo costuma trazer novos visitantes e ajuda no SEO.

No entanto, se você não tem condições de postar periodicamente é melhor, então, nem começar!

Para funcionar é preciso manter uma constância de publicações. Não importa se são publicações diárias ou semanais, o importância é a constância! É saber, por exemplo, que toda sexta-feira tem post novo!

Aqui no meu blog eu defini que cada dia será abordado um tema. Segunda é LIFE, terça é HOME, quarta é STYLE, quinta é HEALTH e sexta-feira é BUSINESS. Isso quer dizer que quem me acompanha aqui sabe que a cada dia terá uma novidade sobre determinada área.

É claro que você não precisa ficar preso nesta estratégia! Você pode falar de forma aleatória, se achar que assim funciona melhor com o seu público, mas eu, particularmente, preferi fazer desta forma para deixar o site mais organizado, afinal, eu tenho uma grande preocupação com os requisitos do Google para melhorar sempre o SEO e trazer o maior tráfego possível!

Foque também no assunto que você abordará em seu site. Não adianta o seu institucional vender panela e o seu blog falar sobre maquiagem somente. É claro que você pode falar outros assuntos que interesse ao seu público, mas o foco deve estar ligado com a atividade que você exerce.

Como avalio se meu site está profissional?

Tenha o bom senso para avaliar. Não adianta mentir para si mesma falando que o site é lindo só porque o sobrinho desenvolveu, ou que é funcional porque pagou uma pechincha!

É preciso ser analítico neste momento e pensar apenas com a razão! Para facilitar, olhe o seu site e pergunte-se:

  • O design do meu site é bonito?
  • O design do meu site é funcional?
  • Meu cliente encontra ali facilmente tudo o que ele precisa e quer saber?
  • A navegabilidade do site está adequada para todos os tipos de dispositivos?
  • Ele funciona em todos os navegadores?
  • As fontes utilizadas proporciona uma boa leitura?
  • Ele está otimizado para os buscadores?
  • Tenho um bom tráfego diário e/ou mensal?
  • Ele é estável (ou seja, está sempre no ar e nunca cai)?

Se você disse NÃO a alguma dessas perguntas, talvez seja hora de rever o seu site com um profissional. É muito importante que ele seja um site estável, de boa navegabilidade e com um design atrativo para que sua marca seja conhecida e reconhecida.

Espero ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas quanto aos sites. E o seu? Como é? Deixa o endereço dele aqui nos comentários para que eu possa visitar e te dar um feedback!

 

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